A comunicação é bem essencial na vida do ser humano , em qualquer ocasião.Todos precisamos saber falar, escrever, se comunicar, gesticular sem exageros, até porque todos esses quesitos são bem cobrados em uma entrevista de emprego.
Normalmente o entrevistador observa muito nosso jeito, desde que chegamos em uma entrevista até o momento que falamos a primeira palavra, principalmente os gestos que fazemos porque pode dizer muito sobre nós, mostrar que estamos nervosos.
Ler e escrever ajuda muito na comunicação, pessoas que leem frequentemente se comunicam, escrevem e falam melhor.
Ter uma comunicação não serve só na entrevista, após conseguir o trabalho é importante seguir a forma culta das palavras.
Vou contar um diálogo entre atendente e cliente a vocês:
"Atendente : Oi, então... (hum) o que gostaria :
Cliente : Boa tarde, gostaria de uma informação sobre um curso que eu vi nesse estabelecimento, é de Administração, gostaria de detalhes.
Atendente : Só um minuto.
Ela foi atrás de outros funcionários, porque não sabia o que falar, passou uns 10 minutos, ela cansou de esperar resolveu ir embora."
Nesse caso, o atendente não soube informações à cliente, ele não soube se comunicar verbalmente, e a deixou esperando, o que é péssimo para a imagem da empresa.
Agora vou mostrar um caso de escrita, em que o patrão pede ao funcionário que relate o que aconteceu no dia, pois lerá na manhã seguinte :
" Seu Raimundo:
Tudo blz? No fechamento da lanchonete, promovi uma reunium com os funsionarios.A etipe dos atendentes naum estavam motivados, Eu dei sugestoes e orientações de como atendes blz os clientois.Um terso, pelo menos, da eqkipe estava mau preparada :
- Primeiro, keru sempre um soriso no rosto do atendente.
- Segundo, keru sempre q se use " obrigado " e " porfavor ".
- Terceiro, keru sempre boa educaçaum.
- Quarto, cliente as vezes naum tem educaçaum , mas a gente naum precisemos ser mau-educados.Gostou ? Entaum tá ! Chefia tu é da hora ,veio ! "
Esse caso é péssimo, porque mostra que ele não sabe se comunicar pela forma escrita, ele escreve tudo errado, se expressa mal, chama o chefe de " veio ", isso é muito ruim para a imagem que ele passa, mostra que não lê, não se dedica a escrita e usa muitas gírias.