Todo lugar precisa ter normas e procedimentos, normas nada
mais são que aquilo que se adota como base ou medida para a realização de algo.
Já procedimento significa ato ou efeito de proceder, modo de agir. Agora vem
aquela questão: E o que isso tem haver com a empresa?
Como citado acima, todo lugar precisa ter normas e
procedimentos, e em uma empresa isso não seria diferente. As normas em uma
empresa são sempre bem-vindas, assim todos saberão como agir de acordo com a
cultura do local. Dependendo da empresa as regras são mais “leves”, porém nunca
se deve abusar.
Os procedimentos de tais tarefas é a melhor forma de organização,
tudo precisa ter um começo, meio e fim.
Se a empresa impõe as regras logo que você é contratado, isso
quer dizer que ela não aceitará qualquer deslize. Uma empresa bem organizada e
regrada fará com que os funcionários saibam se colocar e se portar, facilitando
a convivência e o bem estar de todos. Se todos seguirem o que é solicitado, o
rendimento empresarial será bem maior.
Imagine uma empresa sem regras, imaginou? Então vamos lhe
dar uma ideia de como seria:
- João me traga os papéis. - grita Mariana.
- Mais que papéis? Eu não recebi nada. – grita João.
- João aqueles papéis de rescisão de contrato. – diz
Mariana.
- Eu dei para a Joana.
- Mariana querida, eu tive uns problemas com os papéis. Caiu
café. – dia Joana.
- O chefe quer isso dentro de 1 hora. – diz Maria
exasperada.
- Manda o Marquinho dar um jeito. – Joana diz. E por ai
vai...
Está vendo como seria uma empresa sem normas e
procedimentos, os funcionários iriam fazer tudo do jeito que quisessem e na
hora que achassem melhor, deixando o chefe irritado, a empresa uma bagunça,
perdendo credibilidade e clientes.
Com isso vimos que é sempre bom seguir as regras, todos
ganham com isso, ajudando na empresa, quanto na vida pessoal ou futuro emprego.