quinta-feira, 4 de abril de 2013

Expêriencia de Entrevista



 Todos ficamos muito nervosos quando surge uma oportunidade de trabalho. A primeira coisa que vem em mente é a ENTREVISTA. O candidato fica nervoso, ansioso, não sabe o que falar, faz coisas que não deve.
 Vou contar um caso a vocês:
 ‘’ Recebi uma ligação para uma entrevista, fiquei super feliz com essa oportunidade. Chegando o dia da entrevista, eu estava super confiante. Cheguei ao local e começou a dinâmica. A partir desse momento fiquei tímido, só respondia ‘’sim’’ ou ‘’não’’, falei muito pouco. Eu já tinha criado um mentalmente um monólogo, porém não consegui seguir.
 O entrevistador percebeu que eu estava nervoso, por estar inquieto e suando, ele até perguntou se eu estava bem.
 A partir daquele momento, eu já sabia que não ia passar mão não perdi as esperanças. Quando acabou a entrevista, o entrevistador disse que ligaria para todos, informando quem não passou e eu não recebi a ligação. Então percebi que não poderio ser tímido, nem monossílabo, pois me prejudicou muito. ’’
 Agora vou mostrar um caso que deu certo:
 ‘’ Cheguei à entrevista muito nervosa, pois não conhecia ninguém. Tudo começou com uma dinâmica em grupo, tinha que vender um produto, eu não era a única nervosa, o grupo todo estava, eu tentei ao máximo mostrar o meu melhor, fiz tudo o que solicitaram.
 Passadas todas as etapas, chegou a hora da entrevista. Ele me chamou e começou a perguntar sobre mim, o que eu quero, meus planos, o que eu poderia ajudar na empresa, experiências de trabalhos. Eu fui muito sincera e objetiva, passei o meu melhor ponto de vista e fiquei calma, porque sei que se ficasse nervosa não passaria confiança.
 A entrevista saiu melhor do que eu imaginei. Até hoje estou nesse emprego, muito feliz e com um cargo que eu gosto. ‘’
 No primeiro exemplo, como lemos, a ansiedade prejudicou muito o candidato, a timidez não deixou ele se mostrar, talvez ele tivesse muito a dizer e demonstrar, mas não conseguiu e não era isso que a empresa procurava.
 Já no segundo exemplo, ela estava nervosa, porém não demonstrou, soube lidar com as etapas, foi objetiva, manteve o controle, deu respostas claras deixando o entrevistador satisfeito e com isso alcançou seu objetivo, que era a vaga, a qual permanece até hoje.
 Espero que esses casos tenham ajudado vocês a entenderem o que fazer e não fazer. Na próxima já estará craque.
                                                         Boa Sorte! 


10 comentários: